segunda-feira, 19 de julho de 2010

Delfim Neto em 1968 as vantagens sobre a construção da Ponte Rio Niterói e outros investimentos


DELFIM Neto em 1968 Ministro da Fazenda comandava tudo. Delfim Neto orientava os presidentes a barbárie para usarem as Reservas, o resultado negativo NUNCA era com ele; e Delfim continuou sendo ouvido, dando conselhos:  USAR AS RESERVAS E NÃO CORTAR DESPESAS, e aplicado pelos presidentes incompetentes que sempre os  consultavam, consultam.
— Em 1963 [Delfim Netto] já era acusadíssimo por levar comissão em tudo, mas nada parecido com o que foi gasto na Ponte Rio-Niterói. 
— Conseguiram Delfim e Andreazza “empréstimo” de milhões de U$ na Inglaterra, a juros de 14 por cento ao ano. Agora, verifiquem, constatem, se estarreçam: a ponte foi construída de ferro, BRASILEIRO, madeira, BRASILEIRA, cimento, BRASILEIRO, pedra, BRASILEIRA, água, BRASILEIRA, areia, BRASILEIRA, tijolo, BRASILEIRO, terra, BRASILEIRA, mão de obra, BRASILEIRA, para quê o tão alto “empréstimo”?  São operações obscuras, ficam claras as intenções.
—  A ponte Rio-Niterói, inaugurada em março de 1974, teve um superfaturamento “um pouquinho” maior: custou onze vezes o custo real. Nenhum jornal fez matéria sobre isso. 
—  Só  o Pasquim ousou dar uma cutucada. Publicou uma foto da ponte, com uma legenda mais ou menos assim: “Ilusão de ótica: onde vocês veem uma ponte, são onze pontes”.
— O banco responsável por parte do financiamento da obra foi M. Rothschild & Sons.
POR QUE???
A obra teve início, simbolicamente, com a presença da Rainha da Grã-Bretanha, Elizabeth II e de Sua Alteza Real, o Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo, ao lado do ministro  coronel Mário Andreazza, em 9 de novembro de 1968, com início das obras em janeiro de 1969.
Rainha Elizabeth II desfilou pelo Rio de Janeiro em carro aberto - 1968
Rainha Elizabeth II desfilou pelo Rio de Janeiro em carro aberto – 1968 acima, ao lado do presidente General Costa e Silva
enquanto isso... Delfim em Washington negociando com o Banco Mundial e BID Banco Interamericano 500 milhões de dólares para que  todos gritassem ' O MILAGRE ECONÔMICO BRASILEIRO!!!"
DELFIM NETO - entrevista TV TUPI - 1968
— Não foi permitida a participação única de empresas inglesas no processo de licitação da fabricação dos vãos principais de aço; — para concretizar a realização da obra, o Ministro da Fazenda, Delfim Neto, o engenheiro Eliseu Resende e a Rotschild & Sons assinaram, em Londres um documento que assegurava o fornecimento de estruturas de aço, com um comprimento de 848m, incluindo os vãos de 200m+300m+200m e dois trechos adicionais de 74m, e um empréstimo de, aproximadamente, US$ 22 milhões com bancos britânicos. O valor destinava-se a despesas com outros serviços da ponte, totalizando NCr$ 113.951.370,00.
— O preço final da obra foi avaliado em NCr$ 289.683.970,00, (1 U$ custava 6,455) com a diferença paga pela emissão de Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional !!!.
— Em 1971, o contrato de licitação para construção da obra foi rescindido devido a atraso nas obras, e a construção passou a ser feita por um novo consórcio das construtoras Camargo Correa, Mendes Junior e Construtora Rabello designado Consórcio Construtor Guanabara, sendo concluído três anos depois.
— O projeto da ponte Rio Niterói foi preparado por um consórcio de duas empresas.
— A firma Noronha Engenharia sediada no Rio de Janeiro, preparou o projeto dos acessos no Rio de Janeiro e em Niterói, assim como a ponte de concreto sobre o mar. A firma Howard, Needles, Tammen and Bergendorf, dos EUA projetou o trecho dos vãos principais em estrutura de aço, incluindo as fundações e os pilares.
À seguir exponho detalhes do período em que foi projetada construção da ponte Rio-Niterói, tão comentada nos anos 70.— Em 1963, foi criado um grupo de trabalho para estudar um projeto para a construção de uma via rodoviária. Em 29 de dezembro de 1965, uma comissão executiva foi formada para cuidar do projeto definitivo de construção de uma ponte.
— O Presidente Costa e Silva assinou decreto em 23 de agosto de 1968, autorizando o projeto de construção da ponte, idealizado por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes, sob a gestão de quem a ponte foi iniciada e concluída.
— A Ponte Rio-Niterói, Brasil.
Ponte Rio-Niterói
— Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz[1] e o engenheiro responsável pela ponte de aço foi o americano James Graham.
A ligação rodoviária foi entregue em 4 de março de 1974, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto.

http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,galeria-de-fotos-rainha-elizabeth-ii-no-brasil,9364,0.htm

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